thompson

Estudantes são aprovados em exame de certificação internacional através de projeto de Extensão

20/05/2016
A certificação é promovida pelo Linux Professional Institute (LPI)

Os alunos Charles Hallan, Esau Teodoro e João Batista Gonçalves, do curso superior em Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Natal-Central (DIATINF/CNAT), foram aprovados no exame de certificação LPIC-1 (Linux Server Professional Certification), promovido pelo Linux Professional Institute (LPI). A preparação dos alunos foi realizada por meio do projeto de Extensão "Maximizando Oportunidades de Trabalho em Tecnologia da Informação Através de Certificações Profissionais", coordenado pelo Prof. Felipe Dantas Silva. O projeto, apoiado pela Direção de Extensão do Campus Natal-Central (DIREX/CNAT), é uma das várias iniciativas do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Avançadas em Redes de Computadores (LaTARC), principal laboratório do Núcleo de Tecnologia em Telemática (NUTEL) da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF).

O LPIC é uma certificação mantida pelo Linux Professional Institute (LPI), uma organização não-governamental sem fins lucrativos que tem como missão principal criar e manter programas de certificação profissional em sistemas GNU/Linux que atestem os conhecimentos de profissionais em diversas áreas deste sistema operacional. Atualmente, a LPIC é uma das certificações profissionais mais valorizadas na área de Tecnologia da Informação.

A próxima etapa do projeto irá fornecer um curso preparatório gratuito para a certificação. O curso será destinado aos estudantes e profissionais que estejam em processo de capacitação para obtenção do exame, sendo destinado ao público interno e externo. O edital para seleção dos participantes será divulgado em breve.