thompson

Pesquisadores da DIATINF/CNAT têm trabalho aprovado em conferência internacional

20/09/2016
O projeto será apresentado na Califórnia no período de 7 a 9 de novembro

Pesquisadores do Laboratório de Tecnologias Avançadas em Redes de Computadores (LaTARC) do IFRN tiveram trabalho científico aprovado no Conference on Network Function Virtualization and Software Defined Networks (IEEE NFV-SDN 2016). A equipe, constituída pelos alunos do curso superior em Tecnologia em Redes de Computadores do campus Natal-Central, é formada pelos alunos de iniciação científica Cirios Santhiago, Emídio Neto, Kevin Barros e João Batista, sob orientação do Professor Felipe Dantas Silva, coordenador do laboratório.

O trabalho intitulado "Towards a Modular Interactive Management Approach for SDN Infrastructure Orchestration", será apresentado no 2th IEEE International Workshop on Orchestration for Software Defined Infrastructures (O4SDI@IEEE NFV-SDN 2016), que tem como objetivo criar um fórum de discussões e trocas de informações, conhecimento e experiências sobre pesquisa na área de orquestração e programabilidade do plano de controle e virtualização de funções de rede em Infraestruturas de Redes Definidas por Software (Software Defined Infrastructures - SDI), possibilitando aos provedores de serviços de Internet e Computação em Nuvem a operarem serviços integrados sob diferentes domínios.

O evento tem como objetivo criar um fórum de discussões e trocas de informações, conhecimento e experiências sobre pesquisa na área de orquestração e programabilidade do plano de controle e virtualização de funções de rede em Infraestruturas de Redes Definidas por Software, possibilitando aos provedores de serviços de Internet e Computação em Nuvem a operarem serviços integrados sob diferentes domínios.

A aprovação do trabalho neste evento representa uma grande conquista para o grupo, que obtém através do laboratório todo o suporte necessário para o desenvolvimento do projeto. O LaTARC, principal laboratório do Núcleo de Tecnologia em Telemática (NUTEL), faz parte de uma das várias iniciativas da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF) em promover a pesquisa no IFRN.

A conferência será realizada no período de 7 a 9 de novembro em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos. A coordenação do evento está sob a responsabilidade conjunta de pesquisadores renomados de grandes instituições como AT&T, IBM, Intel, Dell, Huawei, entre outras.